Monday, March 17, 2014

MINHA PRÓXIMA AVENTURA

Para aqueles que não me conhecem eu fui uma intercambista e sou uma futura estudante internacional na Universidade Bishop's (Québec, Canadá).

Eu fiz parte do programa de intercâmbio do Rotary. Eu deixei minha cidade natal no Brasil em agosto de 2012 em rumo à minha primeira aventura em Albany, Nova Iorque. Foi um ano maravilhoso sem dúvidas. Eu pude melhorar meu inglês, fazer algumas amizades incríveis, aprender mais sobre mim mesma e meu país, e mudar drasticamente minha opnião sobre os Estados Unidos (honestamente, se você não é americano, assim como eu, não julgue os EUA baseado nas ações do governo - a maioria dos americanos são contra as mesmas coisas do que a gente).

Agora estou à caminho da minha segunda grande aventura: fazer faculdade fora. Dessa vez, vai ser uma experiência de no mínimo quatro anos. Vai ser tão diferente da minha primeira. Eu estou definitivamente animada! Tem algumas coisas que eu aprendi no meu intercâmbio que provavelmente vão ser úteis. - como entrar na academia no primeiro dia! Sério mesmo ganhar peso de intercâmbio é terrível e agora que já perdi grande parte dele estou determinada a não deixar a mesma coisa acontecer durante a universidade.

Apesar da Universidade Bishop's ser uma instituição anglófona (que fala em inglês) eu vou morar no Québec em uma cidade que fala predominantemente francês - eu não estou tão confiante como os meus dois anos de estudos de francês. Isso eu tenho certeza será uma diferença enorme (uma vez que já era fluente em inglês quando fui aos EUA). Mais je suis très contente que je pourrai améliorer mon français! Mas estou muito contente que poderei melhorar meu francês - que precisa de muita melhora.

Escolher qual universidade estudar no exterior não é uma tarefa fácil. A maior parte dos meu amigos americanos visitaram faculdades durante o final do terceiro e começo do quarto ano do ensino médio (o ensino médio americano dura quatro anos e os alunos mandam seus documentos para as universidades durante penúltimo semestre). Eu não pude visitar as universidades para quais mandei meus documentos (com exceção da Universidade McGill) o que faz tomar essa decisão uma tarefa muito mais difícil. Para tomá-la tive que confiar somente nos sites das universidas, nas coisas que as pessoas escreveram na internet (Wikipedia, blogs e fóruns de discussão) e nas fotos do Google e doInstagram. Ainda bem que por causa do meu intercâmbio pude contatar outros intercambistas do Rotary que moram no Québec e fazer perguntas.

Até agora fui aceita na Universidade Bishop's e na Universidade Concordia. McGill que era a minha "universidade sonho de consumo" inicial ainda não me respondeu. Apesar disso, tomei a decisão de estudar na Universidade Bishop's. Ela é uma universidade de artes liberais - não, nós não temos que estudar arte - o que significa que ela é uma universidade com salas menores focando na "educação de bacharelado" (Nos EUA e Canadá, primeiro as pessoas se formam e pegam um diploma de bacharelado - o famoso undergraduate. Depois elas podem se inscrever em um curso de graduação como Medicina e Direito - graduate school. Vou fazer um post depois explicando melhor o sistema de estudo!). A Universidade Bishop's é muito focada na área de ciências o que é crucial já que vou estudar Neurociência (que nem a Amy do "The Big Bang Theory"!) e Pré-Medicina. O fato que há uma relação próxima entre alunos e professores e que os alunos do bacharelado participam de pesquisas científicas realmente chamou minha atenção. Gaiters ou Crocodilos (os estudantes da Bishop's) tem também um espírito escolar muito forte o que se tornou muito importante para mim depois do meu intercâmbio - VAI FALCÕES! E por último, há essa frase no site da Bishop's que ficou grudada na minha cabeça e com a qual pude me relacionar: "Ninguém acaba na Bishop's por um erro". Eu já tinha sido convencida e não há como me fazer mudar de opinião!

Você já foi um intercambista ou um estudante internacional em uma universidade? Por favor deixe um comentário abaixo e me conte sobre sua aventura!

No comments:

Post a Comment